segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CAMPANHA DE SENSILIZAÇÃO


CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA NO MATO GROSSO: APROVAÇÃO OU ENGANAÇÃO.

O Brasil vivencia uma situação política absurda. Não é a primeira vez que elegemos um político semi analfabeto como forma de protesto político. Será que precisamos agir dessa maneira para demonstrar o que está óbvio. No Mato Grosso, a educação passa por momentos degradantes e inaceitáveis em relação à aprovação em massa dos alunos da rede pública de ensino. Os professores estão à mercê do sistema, não se leva em consideração a metodologia, o Projeto Político Pedagógico das escolas, a angustia dos profissionais da escola, a revolta dos pais por verem seus filhos aprovados sem condições nenhuma de seguir adiante e sentindo-se excluído. Será que precisaremos eleger Tiriricas no estado de Mato Grosso para começar um debate sobre a irresponsabilidade dos nossos governantes que estão com a visão estreita de que a educação se faz apenas com os números do IDEB.

Percebemos que hoje a educação no Mato Grosso não é um ato social mas um ato estritamente político. DESDE 2009 A SEDUC EXIGE DAS ESCOLAS QUE A APROVAÇÃO SEJA EM MASSA, POIS FOI ATRAVÉS DESSAS MEDIDAS HOUVE UM AUMENTO NO INDICE DO IDEB DA REDE ESTADUAL DE ESNSINO NO MATO GROSSO. O IDEB DEVERIA MEDIR, ASSIM COMO O ENEM, SOMENTE O CONHECIMENTO SEM LEVAR EM CONTA INDICE DE APROVAÇÃO-RETENÇAO E ABANDONO, POIS ASSIM OS DADOS NÃO SERIAM MAQUIADOS COMO VEM ACONTECENDO NO NOSSO ESTADO. OS MAIS AFOITOS POR APROVAÇÃO EM MASSA PODERÃO QUESTIONAR: E OS ARTICULADORES? DEVO ADMITIR QUE OS ARTICULADORES NÃO TÊM COMO ATENDER A GRANDE DEMANDA DE ALUNOS QUE SÃO APROVADOS E ENGANADOS QUE APRENDERAM ALGO, GERANDO COM ISSO A BAIXA ESTIMA E GERANDO A EXCLUSÃO SILENCIOSA. CONVENHAMOS, UM PROFESSOR, SOZINHO, QUE ALFABETIZA UMA SALA COM QUASE 35 ALUNOS COM PROBLEMAS SOCIAIS E PESSOAIS RELEVANTES, SEM APOIO, É UM HERÓI NAIONAL. VAMOS DIZER A VERDADE, O POLITICO COM TODAS AS REGALIAS QUE LHE CABE O CARGO NÃO CONSEGUE REALIZAR AS PROMESSAS DE CAMPANHA DEIXANDO O POVO QUE O ELEGEU A MERCÊ DA SORTE, CABE A ESCOLA VAI DAR CONTA? A SEDUC DIZ QUE A “ alfabetização não se limita a ensinar a ler e escrever, sendo que o processo de aprendizagem considera o desenvolvimento integral (cognitivo e psicossocial) do aluno, assegurando-lhe espaços de convivência e de interação social com os colegas da mesma idade. Nesse sentido, o professor deve trabalhar de forma flexível e diferenciada, respeitando o conhecimento que o aluno já construiu”. CONCORDO, DESDE QUE OS NOSSOS ALUNOS SEJAM COBRADOS NA SOCIEDADE DE ACORDO COM ESTE ENUNCIADO, E NÓS SABEMOS QUE A REALIDADE É BEM OUTRA. Cito aqui apenas um exemplo da realidade das escolas mato-grossense, como um professor articulador pode recuperar um aluno no 3ª ciclo 1ª fase que tem dificuldade em ler, escrever, não consegue compreender um texto na série que está cursando, em um ano letivo e dar condições para este aluno acompanhe a fase seguinte? Convenhamos, é uma utopia achar que vamos transformar a educação para melhor, enquanto nossos alunos tornam-se apenas instrumento de apoio político.

Vamos relembrar a legislação que nos ampara:

LDB 9394/96

V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos

aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os

de eventuais provas finais;

VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu

Regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de

setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

DIARIO OFICIAL DE 23/1/12009

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nª 002/2009

ART.58- A AVALIAÇÃO DA PRENDIZAGEM DEVERÁ SER DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E CONTINUA, DE FORMA A GARANTIR O PROCESSODE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS.

§ A aprovação está condicionada ao mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência, em relação ao computo do total de horas letivas, exceto na Educação Infantil.

OBSERVE AS CONTARDIÇÕES:

AGORA LEIAM A ORIENTAÇÃO DA SEDUC ÀS ESCOLA PÚBLICAS ESTADUAIS:

a)O aluno que não atingir o mínimo de 75% de frequência ao final do três anos do ciclo, deverá ser matriculado na última fase do ciclo que está cursando. A LEGISLAÇÃO NÃO DIZ ISSO.

B)Sabemos que no ciclo de formação humana não há, nem deve ocorrer retenção, nem mesmo por faltas, por isso os gestores escolares devem estar atentos aos alunos faltosos. Essa ação em relação às faltas deve ser pedagogicamente trabalhada com os alunos e pais/responsáveis, todos devem ser conscientes das respectivas responsabilidades. GOSTARIA DE SABER COMO SERÃO REALIZADA ESTAS AÇÕES? COMO TRAZER O ALUNO PARA A ESCOLA SEM O APOIO DOS PAIS, POIS ESTES TRABALHAM, NÃO FICAM EM CASA O DIA INTEIRO, NÃO PARTICIPAM DE REUNIÕES, NÃO COMPARECEM À ESCOLA QUANDO CONVOCADO? TEREMOS QUE IR A CASA DO ALUNO BUSCÁ-LO? A escola se vira!

b)Caso a articulação com a família não promova a superação da problemática das faltas, os profissionais da educação têm o dever de buscar parceria com o Conselho Tutelar e/ou Promotoria Pública. A escola que conseguiu retorno satisfatório em relação a este item, favor repassar á outras escolas para que saibamos quem é o benfeitor? E COMO AGIR POIS NUNCA HÁ RETORNO DESTES ÓRGÃOS.

DEPOIS DE TUDO ISSO, VEM O GRANDE FINAL: ALÉM DE O PROFESSOR MINISTRAR A AULA, FAZER DIÁRIO ESCRITO, ELETRÔNICO, PLANO DE AULA, PROJETOS, ESTUDAR OS CONTEÚDOS DA AULA, ATENTAR-SE AOS PROBLEMAS E DIFICULDADES DO ALUNO SEJA PSICOLÓGICO, EMOCIONAIS, OU SOCIAIS, ELABORAR PROVAS, CORRIGI-LAS, ELABORAR TRABALHOS EXTRA CLASSE, CORRIGI-LOS, FAZER CURSO DE CAPACITAÇÃO, SALA DO PROFESSOR, CURSO DE INFORMÁTICA, REALIZAR A RECUPERAÇÃO PARALELA, FAZER RELATÓRIOS;. AGORA IMAGINE UM PROFESSOR QUE TRABALHA COM 16 SALAS DE AULAS COM 35 A 40 ALUNOS EM CADA SALA, NO PERIODO DA ADOLESCENCIA, FASE DA REDESCOBERTO DE SI MESMO, E NÃO PODE ESQUECER DE QUE DEVERÁ AVALIAR CADA ALUNO REDIGINDO SOBRE SEU DESEMPENHO DURANTE O PERIODO LETIVO. UFA! ESSE É O PROFESSOR MATO GROSSENSE.

”No sistema, os registros da progressão do aluno é informado com as seguintes siglas: PS, PPAP, PASE, AP e RF.

PS - Progressão Simples: quando o aluno não precisou de apoio pedagógico durante a fase cursada. Deverá constar na Ficha Individual com inserção bimestral e por área do conhecimento.

PPAP - Progressão com Plano de Apoio Pedagógico - quando o aluno necessita de apoio pedagógico durante o ano letivo, para construir conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento e aprendizagem . Deverá constar na Ficha Individual com inserção bimestral por área de conhecimento.

RF - Retido por Faltas - esse critério para retenção será utilizado apenas quando aluno não atingir o mínimo de frequência de 75% na somatória de cada ciclo, caso a escola comprove seu agir mas não o tenha resgatado para o processo de aprendizagem. Deverá constar na ata de progressão anual e histórico escolar, no campo situação de progressão a sigla RF ( antes era RFC - Retido ao final do ciclo, mas, considerando que a retenção só ocorrerá por insuficiência de frequência, passa a ser RF.

PASE - Plano com Apoio de Serviços Especializados – é a forma de registro da progressão dos alunos com necessidades educativas especiais. Deverá constar na Ficha Individual com inserção bimestral e por área do conhecimento.

AP - Aprovado. Deverá constar na ata de resultados finais e histórico escolar, no campo situação de progressão a sigla AP

2 comentários:

  1. ACHO QUE É FUNDAMENTAL A LUTA PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, PORÉM CABE AOS PROFESSORES BUSCAR RECURSOS PARA QUE SUA CATEGORIA NÃO SEJA RECHAÇADA COM ORIENTAÇÕES QUE NÃO REVELAM A REALIDADE DAS ESCOLAS NO MATO GROSSO.

    ResponderExcluir