quinta-feira, 10 de março de 2011

Plano de aula

Roteiro:
Antes de fazer o plano de aula, reavalie sua postura de educador.
  1. Voce é um profissional sério que não gosta de brincar, recrear, de dinâmicas, ide nterrupções, debates e argumentações no decorrer da aula? Se voce é assim, elabore seu plano de aula de maneira que não deixe as crianças ou adolescentes cansados de tanto blá,blá,blá. Faça uma aula de video, uma exposição com cartazes dos conteúdo do dia, trabalhe com resumos, redações, resenhas, sinteses em sala e menos falatório. Voce vai usar muito a caneta para correções.
  2. Voce é um profissional que depende do dia. Um dia está alegre, receptivo, já no outro dia carrancudo, sério, se irrita com facilidade. Olhe, reavalie sua auto estima antes de ir a escola, porque sempre dá tempo de mudar o plano de aula que eleborou ou mesmo adaptá-lo de acordo com a circunstancia da dia.
  3. Voce é um profissional que está sempre de bom humor. Que bom! Sua aula pode ser bastante produtiva, mas não confunda produtividade com badernagem. Um professor bem humarado não é aquele que deixa os alunos fazerem o que querem em sala atrapalhando os demais. É um professor que sabe mostrar e fazer com que os alunos parem as balburdias na hora certa. Sabe, que quando explica, reavalia, monitora o conteúdo é hora de silencio, mas quando o aluno indaga, tem dúvida sabe responder com segurança e autoridade assegurando a organização da sala. É um professor que sabe a diferença entre autoridade e autoritarismo. Dinamicas, diálogos, trabalhos em grupos, seminários, debates é uma constante em suas aulas. Saber administrar o tempo de sala de aula com prazer de estudar é uma dádiva. Qual o tipo de profissional voce é? Espero ter ajudado na sua reflexão e bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário