domingo, 24 de julho de 2011

Saudades, lembranças nada mais

(Neuza, Zilda, Almira,Eliana, Edna e Elenice-foto)

Hoje vou comentar minha relação com as professoras com as quais trabalhei na Escola Estadual Othon Viegas de Pinho. Talvez, seja injusta e não escreva o nome de alguma pessoa que trabalhou comigo, mas por certo não menos importante para minha formação.
A Lieni era a irmã a Ana, duas pessoas maravilhosas, profissionais e responsáveis com seus alunos. Nessa época a Ana vendia jóias que me atraia muito, sendo assim comprava alguns anéis, brincos para presentar minhas irmãs e para mim. Esta era uma forma alternativa de
compensar o baixo salário que nós recebíamos. Na época, elas eram casadas e mães de filhos lindos. A Edna era minha melhor amiga na escola. Um pouco mais velha que eu, mas uma pessoa maravilhosa, bem educada e se preocupava muito comigo e com a minha irmã que trabalhava também na escola. A Neuza trabalhava na secretaria da escola mas, era nossa colega, nos ajudava muito conversando e dando conselho acerca da realidade na escola. A Almira era a diretora, paciente, chegando a ser indiferente à questões mais graves. Ela não desautorizava o professor, mas também não tinha muita autoridade diante dos pais dos alunos. A Elenice é a minha irmã, estava como eu, tentando conciliar nosso aprendizado no magistério e a realidade que enfrentávamos na escola. Ela é a pessoa que escutava minhas angústias e ansiedades com relação a minha sala de aula. A Zilda uma professora muito talentosa e com muito respeito diante dos alunos. Uma amiga que me ajudou muito na trajetória profissional. A coordenadora Etelvina era uma pessoa muito pacata e sem conhecimento de pedagogia. Parecia estar lá, aguardando apenas a aposentadoria. A escola tinha apenas 8 salas de aula, 1 secretaria com diretoria conjugada, 2 banheiros feminino e masculino, uma quadra de esporte descoberta, uma pequena varanda na frente das salas de aula. Tenho muitas saudades daquele tempo.


Infelizmente não tenho foto da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário