domingo, 27 de março de 2011

Páscoa está chegando

Faço lembrancinhas de páscoa. Vou postar alguns modelinhos.

Visitem Blog Escola Maria Herminia Alves

Pessoal, trabalhei na Escola Estadual Maria Herminia Alves durante o ano letivo de 2010 e pude perceber a importancia da escola na sociedade. Não que fosse desconehcido para mim, mas pude ver e praticar ações que revelam bem a relação escola comunidade. Fiquei encantada com a liberdade que a equipe gestora dá aos seus profissionais. As vezes, algumas pessoas confundem leberdade com libertinagem e é neste momento que a equipe gestora toma a frente. Conversa, explica as metas e objetivos da escola, busca alternativas para que o profissional adeque á filosofia da escola. Nada é abusivo, repreendido ou obrigado. A escola pede que todos tenham em mente que profissionais que assumem com responsabilidade e compromisso suas atitudes são especiais. Por outro lado a equipe de professores tem o mais alto gabarito profissional. São responáveis, comprometidos com o horário, não faltam, não saem da sala, não mandam alunos a coordenação por qulquer motivo, pois são orientados a entender o porquê de toda agressividade ou rebeldia e assim que detectam qualquer sintoma a coordenação é informada. Só então começa uma busca na recuperação deste aluno, conversa com pais, Conselho Tutelar e Juizado de Menores, busca-se ajuda psicologica. Sendo assim é muito bom trabalhar numa escola em que o professor tem prazer em ensinar. Sabe escutar o aluno e assume seus erros, sua violencia contra o aluno, não se faz de vitima, mas tenta corrigir através de dialogo o que lhe incomoda. Parabéns Equipe de Profissionais da Escola. Visitem o blog desta escola pois vale a pena conhecer seus projetos, premios, e reconhecimentos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher



O que dizer da mulher, que o poeta ainda não falou.
O que dizer às mulheres, o que elas ainda não sabem?
O que pedir às mulheres?
O que presentear à mulher?
O que ensinar ás mulheres?
Elas nos protegem e ensinam quando somos bebês.
Nos enchem de presentes, beijinhos, carinhos quando somo crianças.
Nos aconselham, dão broncas, afagam nossos cabelos quando adolescentes.
Nos cuidam, se preocupam quando somos adultos.
E quando envelhecemos, sentimos falta de tudo isso, e muitas vezes já é tarde.
Só a mulher é capaz de transmitir, em sua mais pura sabedoria e sensibilidade, todos os sentimentos que um ser humano pode ter.Por isso, é uma mulher.

Plano de aula

Roteiro:
Antes de fazer o plano de aula, reavalie sua postura de educador.
  1. Voce é um profissional sério que não gosta de brincar, recrear, de dinâmicas, ide nterrupções, debates e argumentações no decorrer da aula? Se voce é assim, elabore seu plano de aula de maneira que não deixe as crianças ou adolescentes cansados de tanto blá,blá,blá. Faça uma aula de video, uma exposição com cartazes dos conteúdo do dia, trabalhe com resumos, redações, resenhas, sinteses em sala e menos falatório. Voce vai usar muito a caneta para correções.
  2. Voce é um profissional que depende do dia. Um dia está alegre, receptivo, já no outro dia carrancudo, sério, se irrita com facilidade. Olhe, reavalie sua auto estima antes de ir a escola, porque sempre dá tempo de mudar o plano de aula que eleborou ou mesmo adaptá-lo de acordo com a circunstancia da dia.
  3. Voce é um profissional que está sempre de bom humor. Que bom! Sua aula pode ser bastante produtiva, mas não confunda produtividade com badernagem. Um professor bem humarado não é aquele que deixa os alunos fazerem o que querem em sala atrapalhando os demais. É um professor que sabe mostrar e fazer com que os alunos parem as balburdias na hora certa. Sabe, que quando explica, reavalia, monitora o conteúdo é hora de silencio, mas quando o aluno indaga, tem dúvida sabe responder com segurança e autoridade assegurando a organização da sala. É um professor que sabe a diferença entre autoridade e autoritarismo. Dinamicas, diálogos, trabalhos em grupos, seminários, debates é uma constante em suas aulas. Saber administrar o tempo de sala de aula com prazer de estudar é uma dádiva. Qual o tipo de profissional voce é? Espero ter ajudado na sua reflexão e bom trabalho.

Planejamento

DIAGNÓSTICO

ENFOQUE INDIVIDUAL

ENFOQUE CURRICULAR

Finalidade

Iinformação somente do aluno, o que interessa pela criança, pelo que faz, assim como fundamentar de sua dificuldade.

Obter informação do aluno e do ambiente em relação com a resposta curricular

Conteúdo

Aluno

Aluno, contexto educativo, contexto sócio-familiar

Instrumentos e procedimentos

Utilização de entrevista, testes e ditado

Pauta de observação, diálogos com os alunos. Instrumentos contextualizados que se referem a componentes do processo ensino aprendizagem.

Pessoas que intervém

participação limitada dos professores

Os profissionais implicados no processo educativo, e a família.

Concepção de base

Biológica

Dinâmica




Esta tabela de critérios especificos pode ser de muita utilidade na elaboração de um planejamneto. É essencial que a escola como um todo, observe a necessidade da elaboração de ações que viabilize um programa de articulação pedagógica, a fim de que os alunos possam ter uma preparação adequada para a realização de leitura e de escrita. Precisamos rever os currículos, e a formação continuada cujo objetivo é suprir esta carência no déficit de aprendizagem.O planejamento deve ter claro os objetivos e ações para atender o aluno na sua dificuldade.